A VERDADEIRA HISTÓRIA SOBRE O PAPAI NOEL

Santa Claus, São Nicolau, Papai Noel ou apenas o “bom velhinho” referem-se a uma figura que marcou a história de quase todas as crianças do Ocidente. Aliás falando em Ocidente, você sabia que no Oriente, mais especificamente no Japão, o Natal é uma das datas mais românticas do ano, quase um “Valentines Day”.

Mas voltando a história do bom velhinho, segundo o site de pesquisas famoso da internet – que todo mundo usou para fazer trabalhos no Ensino Médio- o Wikipedia, o Papai Noel foi  “inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro”.

E ao contrário do que muitos conhecem, ele não usava aquela roupinha bonitinha em vermelho e branco que você vê nas propagandas e shopping centers. Antes ele era representado por uma roupa verde e gorro da mesma cor, até que o cartunista Thomas H. Nast criou uma versão com trajes vermelhos, versão essa que foi mundialmente difundida pelas campanhas do gigante do mercado de refrigerantes, a Coca-Cola.

Legal não é? Quer saber como se fala “Papai Noel” em outras línguas? Confira na lista abaixo:

ALEMANHA: Nikolaus (ou Weihnachtsmann – literalmente, “homem do Natal”)

ANGOLA, CABO VERDE E PORTUGAL: Pai Natal

ARGENTINA, COLÔMBIA, ESPANHA, PARAGUAI , PERU E URUGUAI: Papá Noel

BRASIL: Papai Noel

CHILE: Viejito Pascuero

CROÁCIA: Sveti Nikola – Djed Božićnjak

DINAMARCA: Julemanden

ESLOVÉNIA: Božiček

ESTADOS UNIDOS E CANADÁ: Santa Claus

FINLÂNDIA: Joulupukki

FRANÇA: Père Noël

GALIZA: Pai Nadal, Papá Noel

ITÁLIA: Babbo Natale

JAPÃO: サンタクロース (lê-se “Santa kurosu”, vem do inglês Santa Claus)

REINO UNIDO: Father Christmas

RÚSSIA: Дед Мороз (lê-se “Ded Moroz”)

SUÉCIA: Jultomte