O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE INTERCÂMBIOS PARA CRIANÇAS E HIGH SCHOOL

Para os pais que desejam que seus filhos desenvolvam um perfil mais autônomo e aprendam a lidar com responsabilidades ainda na juventude, os programas de intercâmbio para crianças e adolescentes são uma excelente alternativa. Não só como uma experiência internacional para o histórico pessoal e estudantil; o intercâmbio na infância/adolescência auxilia o aluno a desenvolver uma personalidade mais dinâmica e sociável. Ao vivenciar outras culturas, idiomas e lidando com crenças totalmente diferentes da que já está acostumado, o aluno desenvolve-se como pessoa e futuro profissional – já que grande parte personalidade de um adulto, é constituída ainda na juventude.

Na ETC Intercâmbio, trabalhamos com programas internacionais para crianças a partir dos 5 anos. Nessa primeira fase, as crianças viajam na companhia dos pais, em programas que possibilitam o aprendizado em família. Já a partir dos 9 anos, os alunos podem ingressar em programas de férias com grupos supervisionados por profissionais com vasta experiência internacional. Entre 14 e 19 anos, o aluno tem a possibilidade de cursar o ensino médio no exterior. Os programas de High School têm se tornado cada vez mais comuns entre jovens do ensino médio. Mas o ideal é que o aluno já tenha notas acima da média aqui no Brasil, certa maturidade e flexibilidade. Nos EUA por exemplo, o ano letivo é diferente do Brasil, lá são 10 meses contados a partir do mês de setembro, com recesso de duas semanas durante o spring break e outro menor depois da páscoa com o winter break. A seguir, apresentaremos algumas das diferentes modalidades de high school:

ESCOLAS PÚBLICAS X ESCOLAS PRIVADAS

Não existe uma diferença no sentido de ‘’melhor’’ ou ‘’pior’’, o direcionamento de um aluno para cada tipo de instituição de ensino, depende mais do perfil do que de questões unicamente financeiras. Na ETC por exemplo, temos três modalidades na faixa do High School USA, sendo elas: High School Público USA (J1), High School Público USA (F1), High School Privado USA (F1). Mais especificamente eles significam:

J1 – Modelo indicado para alunos altamente flexíveis, abertos a experiências, cumprir com os pré-requisitos mais rígidos, cidades de pequeno e médio porte em casas de famílias hospedeiras voluntárias, muitas vezes de média e baixa renda. O aluno entra como bolsista, necessitando de ótimas notas.

F1 PÚBLICO – Programa voltado para o aluno que sonha em morar em cidades de médio à grande porte nos USA. Podendo escolher a cidade e o distrito; sendo a escola e família hospedeira remuneradas. Nesse modelo, o aluno tem maior flexibilidade nos pré-requisitos e nível de proficiência do idioma.

F1 PRIVADO – Programa altamente personalizado de acordo com o interesse do aluno, que escolhe a escola de seu interesse, levando em consideração as matérias estudadas, atividades, esportes, etc. Podendo ingressar com inglês básico e morar em residências estudantis dentro da própria instituição.

Bom, fizemos um apanhado de informações mais superficiais, se quiser saber mais sobre cada uma das modalidades de ingresso em diferentes países, nossos consultores estão a postos aguardando o seu contato <3 Descubra seu mundo com a ETC!