O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMEÇAR A COMPRAR DÓLARES

Muitas pessoas sonham em viajar para fora e antes mesmo de definir questões que envolvem o roteiro, já começam a organizar a compra de dólares. Então, se você está passando por esse momento – ou pensa em futuramente começar a comprar – esse texto é para você.

1 – DÓLAR TURISMO E DÓLAR COMERCIAL O Dólar Comercial, é a taxa utilizada pelas empresas do ramo de importação e exportação de mercadorias. Já o Dólar Turismo, é o utilizado nas viagens, sua cotação é sempre mais alta que a do Dólar Comercial, toda a compra/venda de dinheiro, possui um tipo de imposto chamado IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

2 – ONDE DEVO COMPRAR? O ideal é sempre comprar/vender moedas estrangeiras em empresas credenciadas pelo Banco Central. O cambio paralelo, é uma prática perigosa que infelizmente ainda é muito comum; além de crime, a probabilidade de receber notas falsas, é muito grande. Para compras de até R$ 10.000,00 reais, é necessário apenas a apresentação de RG, CPF, Comprovante de endereço e telefone. Se precisar de ajuda, temos parceiros para lhe indicar.

3 – CONTRATO DE CÂMBIO Esse é o documento de comprovação da operação de câmbio, ele confirma que o dinheiro foi adquirido legalmente. É muito importante solicitar esse documento durante a compra, muitas vezes ele é solicitado para comprovar a origem do dinheiro utilizado na imigração. O ideal é sempre deixar o Contrato de Câmbio numa pasta com os demais documentos necessários para a viagem, para o caso de alguma autoridade solicitar.

Gostou? Acredito que agora você já está pronto para começar a organizar a sua primeira compra de dólares :D Não esqueça de compartilhar com os amigos.