O QUE SIGNIFICA A FOLHA VERMELHA NA BANDEIRA DO CANADÁ?

Quem já olhou a bandeira do Canadá notou que ela carrega o desenho de uma folha vermelha. Mas afinal, o que significa essa folha?

Muitas pessoas fazem essa pergunta, mas somente quem já esteve no Canadá, entende perfeitamente o que ela representa.
A Maple é considerada o símbolo do país, mas não somente um símbolo, ela é utilizada em quase tudo que é produzido e consumido em terras canadenses. What? Isso mesmo!
Nos supermercados ela é encontrada na composição de vinagres, geleias, doces, bolachas, refrigerantes, sucos e até vinhos. Legal não é?!

MAS QUEM COMEÇOU COM TUDO ISSO?

A folha foi descrita no século 18 por Jacques Viger – primeiro prefeito de Montreal – como “O rei das nossas florestas… símbolo do povo canadense”.
Depois disso em 1867 o poeta canadense Alexander Muir escreveu a música “Tha Maple Leaf Forever” (A folha de bordô para sempre) depois de servir
como soldado na Batalha de Ridgeway em 1866. Após esse período a canção se tornou bastante popular entre os canadenses e foi utilizada como um “hino” não oficial do país.

Confira um trecho da música:

The Maple Leaf [A folha bordô]
Our Emblem Dear, [Nosso querido emblema]
The Maple Leaf Forever. [A folha bordô é para sempre]
God save our Queen and heaven bless, [Deus salve a nossa Rainha e os céus a abençoe]
The Maple Leaf Forever. [A folha bordô é para sempre]

Depois disso a folha apareceu em moedas, no uniforme das Forças Expedicionárias Canadenses durante a Primeira Guerra Mundial, no capacete dos soldados do exército, mas foi somente em 1965 que ela foi declarada verdadeiramente o símbolo do Canadá, tendo como representação na bandeira do país, uma versão de onze pontas. Hoje ela estampa camisetas, objetos de decoração, cases de celular, lembranças de viagens e uma infinidade de outras coisas que remetem ao Canadá.

:D Gostou? Compartilhe essa curiosidade com os seus amigos e não esqueça de trazer uma folhinha de lembrança quando for ao Canadá – e algumas outras delícias fabricadas com ela também, rs.