JET LAG: O QUE É E COMO EVITAR?

Muita gente já ouviu falar do termo jet lag mas não faz ideia do que significa. Quem já viajou para o exterior, em muitos, casos conhece o sentido, mas em não sabe exatamente como explicar seu significado – nem como evitar.

Não existe uma tradução exata para o termo, ele pode ser entendido como uma “descompensação horária”, mas simplificando, o jet lag é quando você sente um mal estar causado pela troca de fuso horário. Isso acontece pela alteração do ritmo circadiano (que designa os processos do organismo dentro do período de 24 horas), onde nosso corpo é naturalmente programado a fazer coisas rotineiras como comer, dormir e ir ao banheiro – o famoso “relógio biológico”. O ritmo circadiano, é totalmente colocado fora de ritmo quando viajamos durante horas por longas distâncias em alta velocidade. Essa mudança brusca, faz com que nosso corpo sofra sintomas como enjoo, irritação, fadiga, insônia e outros problemas fisiológicos. Apesar de ser um problema mais comum entre pessoas jovens, ele também acontece com viajantes com idade superior a 50 anos, mas o ideal, é não passar sufoco independente da sua faixa etária, rs. Pensando nisso, trouxemos um textinho com dicas de como evitar um jet lag.

ANTES E DURANTE O VOO

1 – ORGANIZE TUDO COM ANTECEDÊNCIA E DESCANSE

A estafa é um dos principais causadores do jet lag. Por isso, o ideal é que você organize todas as suas coisas com antecedência e descanse bastante. Afinal, viagens muito longas são cansativas e o seu corpo precisa estar preparado.

2 – PROGRAME SEU VOO PARA CHEGAR DE DIA          

Pode parecer bobo, mas essa dica é muito valiosa. Ao chegar de dia, seu corpo se adaptará ao fuso com mais facilidade, fazendo com que seu organismo entenda o dia realmente como DIA!

3 – MANTENHA-SE HIDRATADO

A desidratação é um fator chave no jat lag. Para evita-lo beba muito líquido no período de um a dois dias até a data do voo. Evite o consumo de cafeína, álcool e outas bebidas que contribuam com a desidratação.

4 – ATUALIZE SEUS RELÓGIOS

Assim que entrar no avião, ajuste seus relógios com o fuso do destino.

5 – ALIMENTE-SE PELO NOVO FUSO

Acostume o horário das refeições com o novo fuso. Isso vai ajudar seu corpo a se adaptar com a nova “hora de comer”.

6 – DURMA PELO NOVO FUSO

Durante a viagem evite dormir fora do fuso horário do novo país. Durma quando for noite no destino e fique acordado para aproveitar o dia de lá.

 

AO CHEGAR NO DESTINO

7 – FUJA DO SEDENTARISMO

Se o seu voo estiver planejado para chegar durante o dia, evite ficar trancafiado no quarto em frente a TV. Aproveite a luz do sol; isso ajudará seu cérebro a se acostumar com o novo horário. Vá conhecer a cidade, passear um pouco e desfrutar da tão sonhada/planejada viagem <3

8 – CAFÉ DA MANHÃ TURBINADO DE PROTEÍNA

Aproveite as refeições da manhã para turbinar suas forças. Queijos, carnes, ovos, leite e outros alimentos ricos em proteína te deixarão mais disposto. Se você for vegano/vegetariano, escolha alimentos que compensem a riqueza proteica.

 

Essas são algumas das principais dicas para evitar o jet lag. Lembre-se que não segui-las, pode transformar os primeiros momentos do seu intercâmbio numa verdadeira chateação :/ O ideal é se preparar para aproveitar cada segundinho com o máximo da disposição! Partiu descobrir seu mundo (sem jet lag) com a ETC?